fbpx

Notícias

Você sabe para que serve um Supervisor Operacional?

Um Supervisor Operacional é a profissão que operaciona os processos de organização, participando da elaboração de diversos planos operacionais, contribuindo desta forma com sugestões e informações e supervisionando equipes e serviços com o intuito de contribuir para que seu departamento atinja os objetivos esperados. Ou seja, o supervisor é o profissional que tem como missão fazer a supervisão das atividades e operações, garantindo assim que todas as normas e procedimentos sejam compridos e da melhor forma.

O Supervisor Operacional faz a inspeção do trabalho e tarefas realizados por outras pessoas. Já que possuem uma visão mais abrangente das ações que estão sendos realizadas e assim conseguem orientar os colaboradores.

Mas qual a importância de um Supervisor Operacional?

Este cargo possui tarefas próprias e erroneamente tem sua importância minimizada em algumas organizações. Mas qual a sua real importância?

  • Vital para que a realização dos processos saia de acordo com o planejamento.
  • Sem o Supervisor o Gerente não teria tempo para para gerenciar os processos da corporação, diminuindo a qualidade e a rapidez.
  • Garantem o resultado e a eficiência dos processos.
  • Responsável por coordenar a execução dos planos operacionais.

Muitas vezes as pessoas costumam se confundir Gerente com Supervisor.

Essas duas funções possuem atribuições distintas, e em alguns casos a falta deste entendimento podem causar conflitos entre os dois.

O gerente tem como função o planejamento tático e a ligação entre a parte estratégica e a parte operacional da organização. A função do gerente é em geral, administrativa e burocrática, enquanto a função do supervisor é basicamente operacional. O supervisor deve transformar as orientações da gerência em ações para gerarem os melhores resultados operacionais, orientando os executores do processo garantindo assim a qualidade e eficácia do trabalho

Supervisionar é acompanhar de perto o trabalho de uma pessoa de modo que as atividades sejam realizadas de forma satisfatória. Essa supervisão só pode ser realizada de maneira próxima. Supervisão à distância não existe!

Quais devem ser as qualidades necessárias para o cargo de Supervisão?

  • Capacidade de liderança.
  • Ser proativo
  • Ser determinado
  • Ser responsável
  • Ser dinâmico e saber comunicar de forma eficiente, tanto com seus subordinados, seus pares ou superiores

Espero que agora vocês conheçam melhor para que serve um Supervisor de Operação, suas atribuições e sua importância para o andamento de processos e ações dentro de qualquer organização. Se algo tem que ser bem feito, conte com um Supervisor Operacional para proporcionar isso.

Tags , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete o Captcha: *