Antigamente, em muitos países, um ambiente de trabalho ou uma escola limpa e organizada ajudavam os colaboradores e os estudantes a criarem bons hábitos de limpeza educando-os de uma certa forma. Atualmente, algumas empresas e escolas se parecem mais com uma lixeira do que com um lugar para profissionais ou estudantes.
Podemos citar como um dos principais motivos a mudança desses valores sociais o hábito das pessoas passarem cada vez menos tempo em casa, elas simplesmente pagam alguém para fazer a limpeza. Assim, manter um ambiente limpo não é mais um assunto de importância pessoal deixamos tudo para terceiros.
O francês Louis Pasteur, juntamente com outros cientistas, demonstraram, além de qualquer dúvida, a relação entre doença e bactérias. Isso trouxe base científica para a criação de melhores planos de saúde pública.
Vantagens em manter a limpeza nosso ambiente de trabalho.
Possuir um ambiente de trabalho organizado e limpo, ajuda a manter a saúde e as necessidades fisiológicas dos indivíduos, além de aumentar. Também beneficia o desenvolvimento, a conduta e a performance da empresa,com isso, ao trabalhar em um local que promove o bem estar, os colaboradores se sentem mais motivados e exercem suas funções de forma eficaz. A conservação do espaço também previne acidentes, mantendo o local organizado.
Um ambiente de trabalho sujo pode desencadear uma série de problemas como:
- Proliferação de doenças infecciosas e degenerativas
- Queda na qualidade de vida dos colaboradores
- Queda na motivação
- Enfraquecimento da higiene pessoal dos profissionais
- Depreciação dos produtos/serviços
- Sensação de cansaço e desânimo entre os colaboradores
- Redução da produtividade
- Deterioração dos equipamentos e materiais.
Não precisamos mobilizar toda a empresa para todos os dias seja feita a limpeza, mas devemos criar uma rotina de organização de espaço e conservação dos ambientes, que podem ou não serem feitas diariamente. É bom lembrar que pequenas ações podem fazer a diferença nos resultados de limpeza.
Quais ações podemos ter para manter o ambiente de trabalho limpo?
É sempre bom criar um cronograma, além de coletar informações e pensar em medidas para que todos possam ajudar na limpeza e conservação do ambiente de trabalho como:
- Manter as áreas comuns da empresa livres de itens como caixas, ferramentas e materiais desnecessários
- Não acumular lixo e sujeira na mesa de trabalho
- Limpar móveis e equipamentos com produtos adequados
- Estipular um local adequado para fazer a armazenagem desses itens
- Não comer na mesa de trabalho, evitando, assim, a proliferação de germes e insetos.
Tendo um ambiente de trabalho limpo e organizado, você vai perceber um série de benefícios para o ambiente, tais como:
- Favorece a qualidade de vida e saúde do quadro de colaboradores;
- Aproveita de forma eficaz o local de trabalho;
- Gera credibilidade para a empresa entre os profissionais, clientes e o mercado como um todo;
- Promove o relacionamento interpessoal entre os colaboradores;
- Propicia a conservação dos equipamentos e materiais utilizados na organização;
- Facilita a localização dos equipamentos e materiais;
- Gera conscientização e disciplina;
- Minimiza os acidentes de trabalho;
- Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais;
- Contribui com o meio ambiente;
- Auxilia na otimização do tempo;
- Promove a criatividade entre as equipes;
- Maximiza a alta performance e entrega de resultados.
Concluído um ambiente de trabalho bem cuidado, pode fazer uma enorme diferença no seu local de trabalho e na falta de tempo sempre podemos contratar um serviço terceirizado de limpeza.