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Erros comuns ao treinar novos funcionários

O processo seletivo não acaba com assinatura da carteira de trabalho do novo funcionário, o treinamento deles compõe uma etapa fundamental para o sucesso do processo e para melhorar toda equipe em geral!

Não confunda boas-vindas com o treinamento do funcionário

As boas-vindas na empresa é visto erroneamente como parte de um treinamento inicial para o novo funcionário, Porém, é válido lembrar que aquele profissional fará parte da rotina da empresa e, por isso, deve ser bem recepcionado.

Faça com que o novo espaço de trabalho fosse como uma segunda casa para ele apresente-o aos principais profissionais e às equipes com as quais ele terá contato direto, procurando ressaltar o que o novo profissional poderá agregar a elas. Apesar de importante essa etapa não pode ser considerada um treinamento.

Não apresente a empresa no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho pode ser muito estressante, com isso programe-se para que a recepção˜åo dos novos integrantes seja feita antes do início dos trabalhos.

Isso é um investimento na saúde psicológica do profissional contratado. O início efetivo de suas atividades tenderá a ser muito mais tranquilo e menos traumático.

Não realize treinamentos de funcionários durante a rotina

Apesar de parecer uma ótima otimização do tempo, realizar o treinamento durante a rotina de trabalho não é uma ideia tão boa assim.

Antecipar esse treinamento para antes de iniciarem suas rotinas profissionais faz com que o novo colaborador tenha mais tranquilidade para assimilar os conhecimentos

Assim, prefira treinar os novos integrantes de sua equipe alguns dias antes de darem início a suas responsabilidades.

Ofereça material informativo por escrito

Seja por falta de processos elaborados ou por excesso de demandas, boa parte das empresas acaba realizando os treinamentos de funcionários apenas de forma oral.

É importante fornecer para o novo profissional informações por escrito sobre os processos rotineiros de seu cargo, assim como a sua lista de tarefas e contatos dentro e fora da empresa. Isso oferece maior autonomia ao novato, e evita o retrabalho de precisar explicar novamente o que já foi ensinado.

Não exija excelência de quem está começando

Não é difícil compreender que as expectativas com um novo profissional na empresa são grandes. Contudo, nem todo novo funcionário surpreenderá por seu desempenho a cultura organizacional é nova para ele, assim como os processos do seu dia a dia.

Portanto, possibilitar que o novo funcionário domine suas novas responsabilidades em seu próprio tempo é uma prática humana. Principalmente durante o período de experiência do recém-contratado, procure auxiliá-lo e forneça todas as ferramentas para o seu sucesso e ajude-o a eliminar obstáculos, até mesmo de relacionamento interpessoal.

Todos esses tópicos vão no pressuposto de que a capacidade técnica do profissional foi bem avaliada durante a sua seleção. Portanto, evitar cometer esses erros facilitará no processo de adaptação do funcionário, possibilitando uma contratação de sucesso.

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