Afinal de contas, você sabe qual a diferença entre portaria e recepção? Essa é uma dúvida muito comum no setor, principalmente na hora de decidir pela contratação ou terceirização desses colaboradores. Por isso, nós respondemos às principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!
Quais as diferenças entre portaria e recepção?
Em comum, tanto a portaria como a recepção são alocadas no acesso ao condomínio, independentemente do tipo — seja residencial, comercial ou misto. No entanto, esses profissionais contam com estações de trabalho diferentes, justamente por cumprirem tarefas tão distintas.
Os profissionais da recepção costumam ser alocados no hall, o saguão de entrada que fica no interior do condomínio. Já os porteiros são alocados em guaritas, que são estruturas próximas aos portões de acesso a pé e por veículo. Agora, conheça as atividades dessas profissões!
O que um porteiro terceirizado faz?
O trabalho de um porteiro é principalmente o de monitorar e controlar a entrada e saída de pessoas na portaria de um edifício ou condomínio. Além disso, esse profissional também gerencia a entrada e a saída de veículos.
Está no propósito do trabalho do porteiro terceirizado receber entregadores, avisar os condôminos sobre a chegada de visitantes e passar informações ao zelador/ síndico ou aos responsáveis.
Além disso, o porteiro recebe capacitação para:
- Averiguar possíveis anormalidades no perímetro do condomínio, alertando as autoridades competentes;
- Auxiliar os moradores com compras e outras pequenas demandas;
- Fazer a triagem de documentos e correspondências;
- Fazer o registro de tudo o que acontece no dia a dia da portaria.
O que uma equipe de recepção terceirizada faz?
Podemos concluir que o trabalho da recepção é um pouco mais detalhado no que diz respeito ao atendimento do público interno e externo.
Porque, além da triagem de correspondências, a recepção realiza atendimento telefônico e transferência de chamadas.
Do mesmo modo, os recepcionistas se encarregam de orientar o público para atendimento em outros departamentos. Algumas vezes, a equipe de recepção faz as tarefas de secretariado, atendendo a diretoria da empresa em determinadas situações como o controle de agenda de reuniões e eventos.
Quando é interessante optar pela terceirização de portaria e recepção?
Da forma como percebemos, a terceirização é uma solução muito eficaz para alguns desafios da gestão. Quando a equipe é terceirizada via empresa especializada, a gestão tem a certeza de que as coisas vão seguir o planejado. Além disso, não existem preocupações referentes à qualificação, pois todos os profissionais terceirizados vêm de uma base com forte treinamento, conscientização e qualificação.
Outro detalhe importante é que a própria empresa de terceirização já possui um processo de recrutamento bastante rígido e qualificado. Isso significa que o condomínio tem acesso apenas a candidatos competentes e já familiarizados com a rotina de seus trabalhos.
Por último, mas também importante, há o fator econômico. A contratação dos profissionais de apoio, quando feita diretamente pela empresa ou condomínio, pode resultar em uma série de despesas que drenam o orçamento, sobretudo se pensarmos no longo prazo, com o acréscimo de treinamentos e outros encargos.
A terceirização elimina esse problema. Para quem terceiriza, a única despesa é a fatura referente à equipe terceirizada, resultando na simplificação das contas, apenas uma fatura, em vez de várias folhas de pagamento — e na redução do volume de gastos.
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