6 dicas para não errar na escolha de uma empresa terceirizada

Uma empresa terceirizada tem o papel de otimizar o funcionamento da sua empresa, mas em alguns casos isso pode ser exatamente o contrário e gerar mais dores de cabeça.

 

Entre as vantagens de contratar uma equipe de limpeza terceirizada está a economia de recursos e dinheiro; a agilidade, profissionalismo e experiência dos funcionários e, é claro, a delegação da tarefa para a empresa, permitindo que foque na atividade principal que a sua corporação desenvolve.

 

Mas como contratar uma empresa terceirizada de qualidade e não ter dores de cabeça e problemas com má gestão e qualidade do serviço?

 

  1. Identifique o serviço que você precisa

Muitos gestores não analisam o tipo de serviço que eles precisam antes de contratar a empresa terceirizada. Antes de tomar a decisão, procure analisar o que a sua empresa demanda na área de limpeza.

 

Você precisa da limpeza somente na área interna, como nas salas e banheiros? Precisa de limpeza apenas nas áreas externas do prédio? Ou a limpeza completa? Vai cuidar dos jardins também?

 

Fazer a análise dos serviços que você precisa vai permitir que as terceirizadas façam um orçamento mais perto da sua realidade, condizente com o trabalho que terão e o tempo que levarão para deixar o local limpo e adequado.

 

  1. Verifique registros e certidões

Lembre-se, sempre verifique se a empresa possui um registro e certidões. Geralmente esses diferenciais são postadas no site, junto da descrição do serviço. Afinal, empresas de qualidade gostam de exibir os seus certificados no mercado.

 

Portanto, se a empresa se recusar a mostrá-los quando você estiver negociando com ela, ou não tiver nenhuma menção a qualquer certificado no site, pode ser um sinal de que essa não seja uma terceirizada que está preparada.

 

Ajuda também, verificar se a empresa analisada está em dia com suas obrigações legais e trabalhistas. Serviços de qualidade exigem colaboradores satisfeitos, afinal.

 

  1. Faça um orçamento você mesmo

Você pode estudar o orçamento das empresas, não tem problema. Isso é uma coisa que muitas pessoas fazem naturalmente no dia-a-dia quando vão fazer uma compra: comparar preços.

 

Depois de saber o que realmente a sua empresa precisa, é hora de verificar os orçamentos dos interessados em realizar os serviços. O processo de escolha vai ser muito mais agilizado se você já tiver um orçamento próprio e souber o quanto está disposto a gastar.

 

Atenção! Não contrate uma empresa sem certificação, ou suspeita e supostamente barata demais, só para economizar. Se perceber que o orçamento feito por você foi muito pouco, reavalie, faça mais pesquisas se for necessário. O custo benefício que a empresa terceirizada vai te trazer depois será recompensador.

 

  1. Determine outros fatores

O preço não pode ser o único fator avaliado na hora de efetivar a contratação.

 

Outros fatores também contam, como:

 

  • Tempo da prestadora de serviço no mercado;
  • Estrutura para suprir a demanda de trabalho;
  • Capacidade de fazer um atendimento personalizado — caso o local para a limpeza tenha necessidades específicas.

 

Pesquisar a opinião de clientes anteriores pode ser seu principal ajudante na escolha. Esses depoimentos podem ser encontrados em sites e fóruns específicos para avaliação. Se possível, peça para a empresa terceirizada o nome de algum cliente atual e verifique pessoalmente o nível de satisfação e qualidade.

 

Também é interessante verificar se não haverá gastos adicionais. Em sua maioria, as terceirizadas já incluem o valor dos produtos de limpeza e materiais no orçamento. No entanto, algumas exigem que o próprio contratante consiga os materiais necessários para a limpeza ou/e colocam um preço adicional se eles tiverem que investir em equipamento.

 

É raro que isso aconteça, mas é sempre bom ficar atento.

 

Além desses fatores, você pode e deve exigir da terceirizada um perfil de colaborador que se encaixe com os valores da sua empresa. Afinal, para as pessoas que estão de fora, não há diferenciação entre terceirizada e você. Se virem o colaborador terceirizado fazer algo que não condiz com a conduta e valores do seu empreendimento, vão atribuir imediatamente a você.

 

  1. Sustentabilidade

Você provavelmente sabe da importância da sustentabilidade nos dias atuais, tanto para o meio ambiente quanto para a imagem que a sua empresa passa. Então outro ponto a ser observado é o impacto ambiental que causam os serviços de limpeza.

 

Tenha certeza de verificar se a empresa terceirizada usa produtos que não apresentam perigo para o meio ambiente e para as pessoas do seu negócio.

 

Além disso, verifique se a empresa avaliada possui algum método ou tecnologia que possibilitem menos desperdício de água durante os serviços. Mais do que a redução de custos para a empresa, essa característica representa um comprometimento da equipe com a preservação do meio ambiente e seus recursos.

 

  1. Contrato

Depois de todos esses cuidados que você tomou para a contratação de uma empresa de limpeza terceirizada, atente-se para uma última coisa: o contrato!

 

O contrato deverá ter todos os detalhes relacionados ao serviço, assim como os direitos e deveres tanto da parte contratante quanto do contratado. A partir do momento em que você assina o contrato, tudo nele passará a valer judicialmente, então, é claro, leia atentamente cada página.

 

Dedique atenção especial nos itens relacionados às garantias, condições de pagamento, taxas extras, juros por atraso e cancelamento do serviço. Na observação de qualquer irregularidade, solicite a revisão do documento para que ele fique de acordo com os objetivos e as necessidades de ambas as empresas.

 

Com relação ao plano de limpeza, certifique-se de que há a identificação das áreas que serão higienizadas pela equipe e também os horários da realização desse serviço.

 

Conte com uma empresa especializada em prestação de serviços terceirizados!

Ficou interessado? Entre em contato conosco!

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outros conteúdos:

Inscreva-se em nossa Newsletter!