Quais são as 4 melhores práticas do serviço de copa?

Diferentes dos serviços de cozinha, os de copa devem focar apenas na preparação de lanches leves, nunca de refeições completas. Também é sua responsabilidade organizar, conservar e higienizar o espaço de trabalho.

Como em muitas áreas, quando um serviço de copa funciona perfeitamente, é possível que sua importância passe despercebida. No entanto, basta algo dar errado para que todos se atentem à relevância dessa atividade.

Bandejas desorganizadas, lanches e cafés não servidos ou frios, atendimento precário, interrupções frequentes e desnecessárias e falta de materiais são apenas alguns exemplos do quanto a baixa qualidade desse serviço pode tornar um evento desconfortável.

As reclamações que podem ocorrer acerca da copa são capazes de prejudicar a imagem de uma empresa ou marca. O contrário, no entanto, pode ser muito benéfico. Um serviço eficiente reforça o zelo com as pessoas, sejam clientes, parceiros de negócios etc., e proporcionam momentos de satisfação para quem o aguarda.

 

Quais são os 3 tipos de copeiros?

O profissional de copa tem um papel importante tanto no planejamento quanto na execução de atividades que dão suporte à cozinha em diferentes situações. Ele é o responsável pela preparação de lanches, limpeza de objetos, organização de mesas, além de servir clientes e convidados com cortesia. 

 

empresarial: voltado para a preparação de cafés, lanches rápidos e aperitivos para reuniões, sejam com clientes ou entre os funcionários;

de eventos: servem bandejas e repõem alimentos em workshops, feiras, palestras, treinamentos e exposições;

hospitalar: focam no atendimento de pacientes, exigindo conhecimento para atender às necessidades específicas de cada um.

 

Por isso, independentemente da área de atuação, o copeiro precisa conhecer suas funções, as melhores técnicas, os cardápios, os instrumentos e utensílios de trabalho e as normas do local onde o serviço será prestado. Além disso, precisa ter condições de estimar e planejar quantidades de alimentos e bebidas, por exemplo.

 

Quais são as 4 melhores práticas do serviço de copa?

Como a copa é um tipo de serviço que está em contato direto e frequente com outras pessoas, é ainda mais importante adotar algumas boas práticas para garantir que o resultado seja um trabalho de qualidade. Portanto, separamos as melhores práticas para você conferir:

1. Limpar objetos utilizados

A limpeza dos objetos que serão utilizados, tais como talheres, bandejas e copos, é uma etapa importante, que demonstra boa higiene, disposição e cuidado com o que será servido. Além disso, é uma forma de manter a copa organizada, facilitando a busca por quaisquer utensílios.

2. Organizar a mesa a ser servida

A organização da mesa é uma das formas de apresentação que a empresa terá oportunidade de realizar durante seus eventos ou reuniões. Por isso, é preciso dar uma atenção especial à disposição dos itens que deverão compor o espaço.

3. Evitar interrupções desnecessárias

Em alguns momentos, especialmente durante reuniões, as interrupções são inevitáveis. No entanto, é preciso estar atento para não exceder o número de vezes que isso é feito. Por isso, é indicado interromper apenas quando for solicitado.

4. Demonstrar cordialidade

Educação e cordialidade são características que devem estar presentes ao servir uma pessoa. A simpatia é o melhor meio para quebrar o gelo no momento da abordagem. Além disso, o cuidado e a atenção com os movimentos são indispensáveis. Por fim, disposição e alegria são os grandes diferenciais de um bom profissional de copa.

 

Por isso, o serviço de copa é parte importante de uma boa impressão sobre uma empresa ou marca. Desse modo, é preciso se manter atento à qualidade das contratações dos copeiros para que os resultados sejam sempre positivos.

 

Chegamos ao final do post. 

 

Se você ainda ficou com dúvidas ou precisa de uma empresa especializada em limpeza empresarial, entre em contato conosco!

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outros conteúdos:

Inscreva-se em nossa Newsletter!