8 vantagens de manter um ambiente limpo para o trabalho

Manter um ambiente limpo no local de trabalho é uma tarefa que deve fazer parte da rotina de todos os profissionais. Isso porque esse tipo de cuidado pode influenciar tanto na saúde quanto no desempenho das suas atividades. 

Mas se você acredita que todo mundo segue à risca essa dica, está enganado. Na verdade, é muito comum que a correria do dia a dia acabe gerando desorganização. Ou seja, algumas pessoas podem se atrapalhar com uma entrega urgente. E, assim, deixar a manutenção e limpeza do seu espaço de trabalho como algo secundário.

Mas será que, de fato, é importante atuar em um ambiente limpo? Para esclarecer essa dúvida, vamos ler este post!

O que define um ambiente limpo?

Muitas pessoas vinculam a limpeza apenas à ausência de poeira, pó e outras substâncias. Porém, o termo é um pouco mais abrangente que isso.

Resumidamente, podemos definir um ambiente limpo como um local higiênico, organizado e bem cuidado. 

Imagine que a sua mesa de trabalho está sempre cheia de papel, utensílios soltos, pacotes de comida, entre outros. A poluição visual e a bagunça podem até não atrapalhar em um primeiro momento. Porém, vistas de fora, passam uma imagem negativa. Que pode, inclusive, prejudicar a credibilidade profissional.

E mais: com o tempo, a desorganização acaba impactando na produtividade. Especialmente se, em meio a tudo isso, estão documentos importantes.

Um ambiente limpo é a soma de uma série de detalhes. Desde evitar acúmulo de sujeira e bagunça, até cuidar, de fato, do seu local de trabalho. 

 

8 vantagens de manter seu local de trabalho limpo e organizado!

Os benefícios de um ambiente limpo e organizado envolvem a segurança, a boa convivência e até a qualidade de vida no trabalho

Vamos juntos conhecer e falar mais sobre cada uma das 8 vantagens:

 

1. Boa impressão

Seus clientes podem aparecer na sua empresa buscando um serviço ou para participar de uma reunião. E se, nesse momento, eles encontrarem um ambiente todo sujo e bagunçado?

Vão ficar com uma péssima impressão sobre a sua empresa. O que pode prejudicar, inclusive, os seus negócios. Afinal, a desorganização também pode ser associada como hábito das pessoas que trabalham naquele ambiente.

Logo, se você deseja causar uma boa primeira impressão, não veja a limpeza como algo secundário. 

 

2. Organização

É inevitável que a atmosfera do ambiente seja associada à cultura da própria empresa. Quando entramos em algum lugar pela primeira vez, a impressão inicial nos impacta, seja de maneira positiva ou negativa. 

Portanto, um espaço organizado, além de apresentar uma boa imagem, contribui para que os funcionários consigam encontrar tudo o que precisam. Para, com isso, poderem desempenhar suas atividades sem empecilhos.

 

3. Bem-estar e conforto

Chegar para trabalhar e encontrar o local todo bagunçado é desestimulante. Aliás, ter que revirar pilhas de papel ou abrir inúmeras pastas até achar o que você precisa, despende um tempo que poderia ser muito melhor aproveitado. 

Em contrapartida, a sensação ao entrar em um ambiente organizado é totalmente outra. No caso, nos sentimos mais confortáveis. Sem falar que usamos melhor as nossas horas, impactando, também, na produtividade.

 

4. Saúde em dia

Locais com poeira e sujeira em excesso aumentam as chances de bactérias e microrganismos. Além disso, restos de comidas ou lixeiras cheias são atrativos para animais e insetos, como ratos e baratas.

Tudo isso tem um preço para a saúde das pessoas. Podendo, inclusive, desencadear em doenças ocupacionais e afastamentos.

Portanto, a limpeza do escritório é um item fundamental para a qualidade de vida de empresários, colaboradores e, até mesmo, do cliente. Inclusive, deve ser um dos itens a serem trabalhados pela CIPA e demais profissionais envolvidos na Segurança do Trabalho.

 

5. Mais produtividade

Em alguns tópicos acima, citamos que a organização contribui para a produtividade. E isso acontece porque pessoas estimuladas e saudáveis tendem a ter um desempenho melhor em suas funções.

Em contrapartida, ter que trabalhar em espaços mal conservados é um fator real para diminuir a produtividade de todos. No mínimo, o funcionário perderá mais tempo desviando de obstáculos ou procurando por seus materiais.

Logo, se você deseja garantir que sua equipe dará sempre o seu melhor, adote o ambiente limpo como uma cultura interna.

 

6. Melhora nas relações interpessoais

Diferentemente das máquinas, os seres humanos são afetados diretamente por questões externas. Ou seja, o ambiente ao nosso redor impacta na nossa produtividade, sentimentos e, consequentemente, nas nossas relações interpessoais.

Assim, saber que o espaço profissional é um local asseado e bem organizado faz o trabalhador chegar mais motivado para executar suas tarefas. Além disso, melhora a convivência entre a equipe. 

O bom gestor deve entender a importância de um bom clima organizacional para a sua empresa. Qualquer situação que esteja prejudicando uma continuidade estável, certamente, precisa ser tratada como prioridade.

 

7. Conservação dos equipamentos e materiais

A utilização incorreta não é a única razão para que equipamentos apresentem defeitos em um curto período de tempo. Na verdade, o acúmulo de poeira e outras substâncias externas também afeta o bom funcionamento dessas ferramentas.

Ou seja, toda vez que a limpeza na sua empresa não acontece corretamente ou na frequência ideal, você está correndo o risco de perder o investimento feito em equipamentos e materiais.

 

8. Maior retenção de talentos

Um ambiente sujo e desorganizado pode ser incômodo para muitas pessoas. Esse conceito vale tanto para questões sociais (casa de amigos, parentes etc.) quanto para comerciais (supermercados, restaurantes, entre outros). 

E na empresa em que trabalhamos, não é diferente.

Se a limpeza deixa a desejar, conclui-se que algo essencial não está funcionando e não há atitude concreta por parte de gestores e proprietários. Esse “descaso” só demonstra para os profissionais que a empresa não se importa com o bem-estar geral. 

 

Por tudo isso, a motivação dos funcionários passa a ser impactada, bem como diminui o interesse de se manter na empresa.

Então, para evitar a perda dos melhores talentos, é essencial garantir um ambiente de trabalho limpo e organizado. Fazendo, assim, com que os profissionais se sintam valorizados no dia a dia.

 

Chegamos ao final do post. 

 

Se você ainda ficou com dúvidas ou precisa de uma empresa especializada em limpeza empresarial, entre em contato conosco!

 

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outros conteúdos:

Inscreva-se em nossa Newsletter!