A terceirização de serviços já deixou de ser uma novidade há algum tempo, por conta de suas grandes vantagens estratégicas, incluindo mais produtividade, menores custos, profissionais especializados e treinados para todos os tipos de emergência, entre outras vantagens que você já ouviu falar aqui em nosso Blog.
Gestores espertos não ignoram as essas sub atividades, e sabem da importância de levar o bem estar para os clientes. Terceirizar serviços como a limpeza e segurança, por exemplo, virou uma questão estratégica. Em um momento em que a concorrência dos negócios está cada vez mais acirrada, e o foco no detalhe, na gestão e no cliente são a combinação do sucesso, terceirizar serviços secundários se tornou ainda mais recomendável.
Para te ajudar a entender melhor essa estratégia, nós separamos alguns dos serviços mais terceirizados pelas empresas, sem prejudicar o foco e desempenho das atividades-fim.
1. Limpeza Especializada
A primeira vantagem que precisamos mencionar é a especialização da mão de obra, trazendo qualidade e eficiência ao serviço ao optar pela terceirização de limpeza. Isso porque as terceirizadas levam muito a sério o treinamento de seus profissionais, oferecendo mensalmente – ou até mais – capacitações, palestras, “workshops” e atualizações sobre as melhores práticas, técnicas e produtos.
As empresas especializadas em serviços de limpeza e conservação, como a Equippe Serviços, contam com um grande número de colaboradores treinados, têm expertise nos vários tipos de higienizações, e nos produtos e equipamentos de última geração. Justamente porque esse é o core business delas.
Outra vantagem é que ao terceirizar esse serviço, o empresário não precisa se preocupar mais com questões como a rotatividade, revezamentos em turnos e cobertura dos períodos de férias ou substituições em caso de falta. Tirando, assim, o peso dessas responsabilidades dos seus ombros.
Além de contratar e administrar os profissionais, a empresa terceirizada de limpeza também é responsável pela compra de materiais e equipamentos que vierem a ser utilizados no trabalho, já sabendo quais são eficientes e previamente aprovados pela Anvisa, além de proverem todos os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, resultando em menos custos para a sua empresa.
Na contratação direta e individual você precisaria se preocupar com 13.º salário; cobertura de férias; rescisão contratual na forma dos 50% sobre os depósitos do FGTS realizados; encargos trabalhistas diretos, etc. Enquanto, ao contratar uma terceirizada, todos esses pormenores relacionados a gestão são delegados para a empresa que presta o serviço.
Por serem terceirizados, os funcionários da limpeza não terão vínculo trabalhista com a empresa contratante. Uma vez verificadas as condições trabalhistas oferecidas pela prestadora antes de decidir por sua contratação, esse detalhe trará um risco infinitamente menor para a empresa que terceirizou. Sem contar a tranquilidade em relação a demissões, acertos, recontratações, e todos os riscos que uma relação empregatícia direta gera.
Além disso, por ser feita por pessoas especializadas e experientes, todo o processo de higienização é mais ágil e eficiente, além de que o empresário pode escolher o momento em que a limpeza será realizada, optando por um horário que não atrapalhe o andamento de seu core business e obtendo a certeza que sua empresa será higienizada no dia e horário marcado.
2. Coleta de lixo, coleta seletiva ou coleta de resíduos específicos
Um dos principais motivos da terceirização da coleta de resíduos é por conta do grande investimento na aquisição de caminhões e equipamentos. Sem contar a manutenção dessa frota e treinamento dos trabalhadores. Geralmente empresas como hospitais, supermercados e shoppings utilizam bastante desse serviço. Sem contar os próprios municípios.
Com a terceirização desse serviço, tanto empresas privadas como públicas, têm acesso a caminhões novos, coleta, separação, transbordo, e principalmente, a destinação correta dos resíduos sólidos. No caso de contratação pública, as empresas ainda oferecem a capacitação de mão de obra de garis, capina e poda, e ainda podem oferecer a gestão do aterro sanitário.
O objetivo é garantir eficiência e dar agilidade ao serviço, além de contribuir com o meio ambiente, uma vez que o descarte desses resíduos será feito de forma adequada. Você já parou para pensar onde está indo o lixo da sua empresa hoje? E se você faz a separação correta dos resíduos que gera?
3. Segurança
Assim como as outras terceirizações, delegar o trabalho de contratar um segurança e reduzir custos na folha de pagamento, são os primeiros atrativos.
Seu tempo pode ser melhor gerenciado também, já que não precisará se preocupar em gerenciar e treinar o segurança terceirizado. Os seguranças recebem treinamentos especializados e reciclagens constantes de técnicas e operações de segurança patrimonial.
A terceirizada também avalia quantos profissionais a sua empresa precisa e está sempre pronta para se ajustar caso você mude, ou cresça e precise de mais serviços. Nesta avaliação, a terceirizada também vai analisar os riscos e necessidades da sua empresa, permitindo o planejamento de abordagens avançadas para trazer total segurança para o seu prédio.
4. Manutenção predial
A contratação direta de profissionais pode ser muito mais cara do que a terceirização. Além disso, nem sempre é necessário realizar reparos e vistorias, por isso, é comum que eletricistas e encanadores, por exemplo, fiquem longos períodos ociosos. A terceirização desse serviço permite que você lide com esse tipo de coisa apenas quando for preciso, basta contatar a empresa responsável e solicitar a visita.
5. Serviços jurídicos
Essa terceirização é bem comum, pois, qualquer empresário precisa lidar com assuntos jurídicos, como questões monetárias, comerciais, trabalhistas, societárias, entre outras. Mas como existem muitas áreas no Direito, fica impossível que um gestor consiga lidar com tudo sozinho.
É aí que entra a terceirização. Uma empresa especializada nesse segmento geralmente possui profissionais de várias áreas do Direito, podendo ajudar empresários como um todo. Além disso, nos serviços jurídicos a empresa pode escolher pagar apenas por processos ou ações, ou, contratar uma representação jurídica mensal/anual, poupando assim, grande despesa que custaria contratar sua equipe jurídica própria.
Ademais, os terceirizados podem verificar os acordos que sua empresa firma com fornecedores, empresas colaboradoras e até mesmo consumidores previamente.
Esse talvez, seja seu principal benefício: ação preventiva. Evitar demandas judiciais sai muito mais barato do que ter que lidar com processos intermináveis, defesas em diversas instâncias e sentenças de condenação e indenização.
Neste texto expomos nosso Top 5 das áreas mais terceirizadas. Se gostou desse texto fique à vontade para assinar nossa newsletter e receber novos conteúdos como este.
Conte com uma empresa especializada em prestação de serviços terceirizados!
Ficou interessado? Entre em contato conosco!